h1

Uma Copa, as olimpíadas… E eu só queria ir pra casa

outubro 9, 2009

supervia

Um dia após a confusão na estação de trem de Nilópolis (município do Estado do Rio de Janeiro), vou trabalhar e ouço uma voz nos alto-falantes comemorando as olimpíadas de 2016 e fazendo propaganda enganosa a respeito da Supervia.  Acho que só a Supervia fala bem da Supervia. Seria mais um dia normal de trabalho e chuva, se não fosse a ligação do meu namorado pedindo pra eu ter cuidado ao ir pra casa, pois ”a chapa estava quente” (de novo) nas estações ferroviárias. Entrei no site do jornal O Dia e a informação foi confirmada, aos poucos meu ramal começou a tocar, as ligações tinham uma mesma pergunta: Como vamos embora? Eu já tinha traçado uma estratégia na minha cabeça – Ir com a Van da empresa até Triagem, pegar o Metrô, descer em Coelho Neto, pegar o “Frescão” integração para um lugar Tão Tão Distante Chamado Bangu. Já que chovia o dia todo, e todo carioca sabe que:  fez poça a Av. Brasil para. Todos concordaram que seria a melhor opção. E seria! Se o “meu Bangu” fosse no mesmo Bangu que a Cintia mora. Mas, o meu Bangu fica quase na “casa do Caio”. Saí da empresa pontualmente com a Van contratada às 17h40min. Peguei chuva, subi a rampa de Triagem, Esperei o Metrô. O Metrô foi e eu não. Esperei outro, ainda não foi dessa vez. Fui no terceiro e só consegui  porque o pescoço da Priscila estava ao alcance das minhas mãos (sim, ela está bem, obrigada!). As estações que faltavam foram diminuindo, o vagão feminino criando espaços, consegui segurar o ferro do meio, garotinho gordinho suarento se encostando, maravilha: Coelho Neto, amém!

Neste ponto nosso grupo se dividiu: duas optaram pelo transporte alternativo (Kombi que logo, logo, nosso prefeito Eduardo Paes vai criar uma licitação pra “organizar”) e as outras duas bestas seguiram rumo ao “Frescão”.

Não, eu não sei aonde pega o ônibus integração. Quem tem boca vai a Roma, imagine encontrar a fila do “Frescão”. Legal… A calçada está em obra, cheia de lama e: achei! A fila do Bangu fica logo ali, no meio da rua! Populares se espremiam como dava, mas pra minha felicidade a fila do meu Bangu era menor do que a fila do Campo Grande ou do Santa Cruz daquelas pessoas. Pense positivo: tem sempre alguém em pior situação do que a sua.  São em situações como esta que a gente vê que carioca é naturalmente debochado. Estávamos, todos na lama e na chuva e sempre que chegava algum “perdido”  perguntando: Bangu? Mais de um respondia: É. O final da fila é pra lá. Mas, as caras dos que respondiam diziam: a-há se f…eu!  E as caras do que ouviam diziam: PQP! Me F…di!

Confusão da porra na porra da fila do Santa Cruz, empurraram a velhinha que galgava seu primeiro lugar na fila do nosso Bangu por direito de Estatuto, mas mexeu com um dos nossos mexeu com todo mundo: epaaaaaaaaaa! Não adiantou nada, a galera de Santa Cruz tinha mais pressa e se auto-sacaneou: furaram a fila e ainda exibiam largos sorrisos nas janelas embaçadas.

Ficamos com medo de o nosso ônibus chegar e acontecer o mesmo, como dizia um rapaz na fila: – Não é preciso se preocupar. Lá só aconteceu porque ninguém estudou no Leopoldina (Colégio público de Bangu| isso só foi uma piada). Resolvemos então, que seria melhor nos organizarmos, o combinado era cada um tomar conta da sua frente. Já tínhamos um líder que conseguiu por ordem na fila e a nossa já fazia até voltinha. Para nossa sorte o despachante era amigo de uma conterrânea da fila e ele tinha um rádio! E esse rádio orientou o motorista a só abrir a porta quando estivesse na frente da velhinha (a que foi empurrada). E assim foi e todo mundo entrou! Adoro tecnologia! Lá estava eu sentada, numa poltrona reclinável e acolchoada, no ar condicionado e ouvindo Djavan.  O relógio marcava 19h20min (arredondando pra mais) liguei pra Cintia de dentro do “Frescão” e ela já estava em casa! Hã?! Morri de inveja da Kombi dela, claro! E minha cara disse: PQP! Me f…di!

Eu entrei na minha casa às 20h35min. Não, não o meu Bangu não fica em outro estado, é ignorado (rimou, mas não era minha intenção). A Cintia tinha pedido pra eu ligar quando chegasse. Liguei pra ouvir: Só chegou agora?!  Fiquei puta chateada! Mas, aí lembrei que a Priscila mora num lugar que ela diz que é Bangu, mas a gente sabe que é bem depois!

Mas, e você o que tem a ver com isso? Nada!  Só quis dividir a minha indignação com um país, com uma cidade que faz promessas de melhorias com deadline para 2016, enquanto a sua população sofre todos os dias com a falta de transportes públicos decentes, vias inadequadas, falta de educação, saúde e segurança. Quer dizer que se a p…rra daquela m…da de envelope tivesse escrito Madrid, essas melhorias iriam pra gaveta? Mas, é benfeito pra um povo que lota Copacabana num dia de semana em horário de expediente para assistir shows gratuitos e acreditar que isso é cidadania!  Não. Não sou do contra e muito menos “reclamona”, mas se tivéssemos disposição para nos manifestarmos contra as picaretagens que aceitamos passivamente ao invés de nos deslocarmos para o “oba-oba”, quem sabe não seriamos levados a sério e a festa com o dinheiro público cessaria.

Como boa brasileira e trouxa que sou, mesmo sendo contra tudo isso, meus olhos marejaram ao ver o replay da abertura do envelope no noticiário da noite.  Então, perdoe-me! Eu não sei o que digo…

olimpiadas-20161

Anúncios

7 comentários

  1. Amiga… que perrengue, meu Deus do céu!
    Já pensou em se mudar?

    A sua revolta é compreensível, mas o Rio de Janeiro não vai mudar mesmo, e se o sistema não muda, o jeito é se mudar pra um lugar onde vc sofra menos as consequências.

    Essa vida de pobre, cansa, né? Afe…
    Mas vai melhorar, neguinha. Até porque piorar não dá… rs

    Beijos e muitas saudades.


  2. Vem pra cááááá……

    Beijos e saudades, muitas saudades!

    Amo-te.


  3. Para Roberta Simoni… Olha que dá pra piorar sim!!!! rsrsr

    Perfeito Marcele, com o seu simples exemplo de perrengue cotidiano, expressou a realidade da nossa cidade. Agora se para os Bairros onde os jogos vão acontecer a coisa vai continuar preta, imagina pra gente que não vai ter nem copa, nem olimpíada… “Tamo” lascados!!!!
    Arrasou mais uma vez!!!! Beijokas


  4. Por isso eu não torço! Eles querem é dinheiro!!Só isso.


  5. É Marcelle, achei que eu fosse o único reclamão!!
    esse papo de 2016 pra mim é o seguinte: vc come ovo frito todos os dias, mas qdo chega visita vc vai e coloca picanha na mesa!!

    bj

    Julio Machado


  6. Morri de rir!!! O seu Bangu n é o mesmo q o Bangu da Cíntia foi o máximo, rs. É amiga, terça fui pro Cetiqt da Barra e não teve aula, tive que voltar em pleno engarrafamento. Resultado:total de 4h de trânsito! Cheguei exausta e revoltada com tudo, lhe entendo perfeitamente.


  7. Atualiza, atualiza, atualiza…

    Preciso te ler para ser feliz AGOOOOOORA!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: